07 dicas para a saúde bucal do idoso

Você sabia que a boca é um dos cuidados mais ESQUECIDOS dos idosos? Mas é justamente nela que devemos ter MUITOS cuidados. Várias doenças começam pela boca e até são ampliadas pela a falta de saúde bucal.

A terceira idade chega com diversos desafios e um deles é a saúde bucal. Você sabia que a boca é um dos cuidados mais ESQUECIDOS dos idosos? Mas é justamente nela que devemos ter MUITOS cuidados. Várias doenças começam pela boca e até são ampliadas pela a falta de saúde bucal.

Por isso o seu dentista pode ajudar a encarar vários tipos de problema e garantir a qualidade de vida em qualquer idade.

E a família, o cuidador e o profissional de saúde que acompanha o idoso  tem papel importante na saúde bucal do idoso, iniciando ao avaliar a habilidade motora do idoso, identificando quais atividades ele deverá ter ajuda de terceiros para realizar.⠀

Quando identificado que o idoso consegue realizar a sua própria higienização oral de maneira eficaz, ele deve ser ajudado o mínimo possível, mantendo assim a sua autonomia. ⠀

Mas nos casos de maior dependência, o responsável do idoso deve estar atento e incluir essa atividade à rotina diária de higiene.⠀

Se você é idoso ou cuida de um, você DEVE saber que:⠀

.⠀

1) As cáries são mais comuns em pessoas da terceira idade. O cuidado a partir dos 65 anos é redobrado.

2) A sensibilidade pode se agravar com a idade.⠀

3) A boca pode ficar seca com frequência. Este problema pode ser causado por medicamentos ou por distúrbios da saúde. Se não tratado, pode prejudicar seus dentes.

4) Doenças preexistentes (diabete, problemas cardíacos, câncer) podem afetar a saúde da sua boca.⠀

5) As dentaduras exigem cuidados especiais. Não deixe ficar frouxa na boca, que pode além de machucar, deixar restos de alimentos. Se verificar a necessidade de reparo, peça o reembasamento para o seu dentista.

6) A gengivite é um problema que afeta especialmente pessoas de mais de 40 anos. Vários fatores podem agravar a gengivite, como má alimentação, higiene bucal inadequada, doenças como a diabete, enfermidades cardíacas e câncer, o estresse, o fumo e medicamentos.⠀

7) Caso o idoso tenha problemas de mobilidade ou doenças como Alzheimer que dificultam a ida ao dentista, hoje não é mais um problema. Alguns profissionais possuem o serviço odontológico em Home Care, ou seja, o dentista vai até sua casa!

Então, não esqueça de escovar os dentes regularmente, usar fio dental, ter hábitos saudáveis e claro, conversar com o seu dentista. Qualquer desses desafios, se forem diagnosticados em seus primeiros estágios, podem ser superados.

Prevenir é a melhor forma de combater doenças!⠀

Related Posts

Leave a comment