fbpx

Quais os benefícios de morar em um centro geriátrico?

A ideia de um residencial geriátrico ainda assusta muitas pessoas, devido à associação com o abandono. Entretanto, a realidade é bem diferente e, por isso, nós trouxemos os 3 principais benefícios de morar em um residencial geriátrico. Confira:

Elevar e manter a qualidade de vida da terceira idade é de extrema importância para que ele consiga viver a tão esperada “melhor idade”. Embora já tenhamos reforçado a importância de buscar formas para uma melhor qualidade de vida (confira aqui), sabemos que muitos idosos não têm a oportunidade de viver um envelhecimento saudável, confortável e de qualidade.

 

Infelizmente, muitos familiares não garantem as condições necessárias para o cuidado diário de um idoso e a ideia de um residencial geriátrico ainda é um fator que assusta muitas pessoas, devido à associação com o abandono. Entretanto, colocar um familiar em um residencial geriátrico é uma verdadeira ação de amor e consideração. Esses centros possuem todo o suporte para a saúde, conforto e lazer, garantindo a segurança e o envelhecimento saudável do idoso. Ainda, fogem da ideia de asilo/casa de repouso que popularmente conhecemos.

 

Por essa razão, e para destruir alguns mitos que envolvem o tema, nós trouxemos os 3 principais benefícios de morar em um residencial geriátrico. Todos os três tópicos são totalmente condizentes com o ideal, rotina e aplicação do Altevita. Então, vamos lá?

 

1. Assistência com equipe multidisciplinar

A assistência à saúde integral, personalizada e constante é um dos principais benefícios de morar em um residencial geriátrico. Lidar com as adversidades e possíveis problemas de saúde que chegam com a terceira idade é um empecilho para muitas famílias não conseguem ou dispõem do tempo suficiente para cuidar da saúde do idoso.

 

Já em um residencial geriátrico, há uma equipe multidisciplinar de profissionais especializados na saúde do idoso. Há a atenção devida para as variadas necessidades, costumes e desejos do idoso em conjunto com um acompanhamento clínico e atenção constante.

 

Nas unidades do Altevita, por exemplo, há o acompanhamento 24h de médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos, dentistas e muito mais. Tudo isso para identificação precoce das alterações e intervenções imediatas, caso necessário.

 

2. Conforto e Segurança

Acreditamos que a terceira idade é a fase de colher bons frutos. Por isso, residenciais geriátricos possuem uma infraestrutura planejada para atender todas as necessidades da pessoa idosa, prezando pelo conforto, segurança e bem-estar. Assim, evita-se alguns perigos que poderiam ocorrer em casa (como acidentes domésticos), caso o idoso não estivesse sob os cuidados necessários.

 

Ainda, para maior conforto, os residenciais geriátricos costumam oferecer uma programação diversificada de atividades de reabilitação e lazer, como pintura, yoga, Tai Chi Chuan. Essas práticas estimulam as capacidades e habilidades individuais, além de trabalhar as limitações de cada idoso.

 

Nas unidades do Altevita, por exemplo, oferecemos o melhor do conforto aliado à sofisticação para que o idoso não tenha problemas com adaptação, segurança e bem-estar. Ainda, possuímos uma estrutura diversificada com salas de cinema, sala para pilates e solário.

 

3. Convívio Social

Incentivar a socialização e integração dos idosos é fundamental para uma melhor qualidade de vida deles. Para que o idoso não fique sozinho em casa ou sem o contato social necessário para a manutenção de sua saúde mental, os residenciais geriátricos são uma ótima alternativa para reforçar essa socialização.

 

Nas unidades do Altevita – ConvivênciaLongevità e Altevita Lago -, por exemplo, incentivamos o convívio social todos os dias através das nossas atividades, ainda que nos adequando às principais normas de segurança e saúde.

Ainda, nosso diferencial é a manutenção do convívio familiar, adotando as principais medidas e formas para o acompanhamento do idoso com os familiares.

 

  • ALTEVITA

Diante disso, são inúmeros os benefícios que os residenciais geriátricos trazem aos idosos, embora nós só tenhamos pontuado 3 desses benefícios. Além disso, existem centros geriátricos diferentes que atendem de acordo com a necessidade do idoso. O Grupo Altevita é um desses casos.

 

O Altevita é um grupo geriátrico com mais de 12 anos de história e comporta duas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs): o Espaço Convivência, na Asa Sul, e o Espaço Longevità, no Sudoeste. Os dois Espaços oferecem diferentes atividades e práticas para auxiliar na manutenção da independência e funcionalidade do idoso.

 

Além das duas ILPIs, o Altevita está prestes a inaugurar sua nova unidade: o Altevita Lago. Localizada no Lago Sul, às margens do Lago Paranoá, a unidade é destinada para idosos que necessitam ou gostariam de ter uma supervisão aliada a serviços de hotelaria. O novo ambiente oferece aos idosos diversas atividades, uma vasta natureza nos arredores da Instituição e vários outros espaços para entretenimento, lazer e saúde.

 


 

Espaços de convivência como esses para os idosos são fundamentais para a prevenção do isolamento e exclusão social do idoso, além de exercitar o envelhecimento saudável e de qualidade. Sem dúvidas, morar nos residenciais geriátricos do Altevita é aproveitar o melhor da terceira idade.

Saiba mais sobre nossos serviços nos espaços do nosso site e acompanhe-nos também no InstagramYoutube e Facebook.

 

 

 

Related Posts

Leave a comment