fbpx

Custo-benefício de morar em um residencial geriátrico

Residenciais geriátricos apresentam uma variedade de benefícios que devem ser levados em conta quando o assunto é o conforto, saúde e bem-estar dos idosos. Apesar disso, o custo ainda é um fator que faz muitas pessoas reconsiderarem.

Os lares seniores apresentam uma variedade de benefícios que devem ser levados em conta para o conforto, saúde e bem-estar dos idosos.

Fugindo dos termos “asilos” e “casas de repouso”- que são associados à locais onde os idosos são abandonados pelos familiares, sem condições dignas para sua autonomia e qualidade de vida -, os residenciais geriátricos surgiram para ressignificar os espaços voltados para cuidados com idosos dependentes ou independentes que precisam de assistência especializada. Nesses ambientes, eles recebem acompanhamento contínuo, espaços adaptados e atividades que promovem a independência e saúde mental. Você pode conferir mais sobre as vantagens de morar em um residencial geriátrico clicando logo aqui.

Quando uma família busca um lar sênior, espera-se que encontrem um espaço seguro, adaptado e preparado para atender todas as necessidades do idoso. Apesar disso, o custo ainda é um fator que faz muitas pessoas considerarem se compensa ou não levar o familiar à um residencial geriátrico. Analisar o custo-benefício de centros geriátricos e residenciais seniores é fundamental para ver se o valor investido na saúde e segurança do idoso está valendo a pena.

Nesse sentido, trouxemos para você os principais fatores que devem ser primordiais na escolha do residencial geriátrico, em questão do custo-benefício.

Confira:

 1. Saúde

A atenção com a saúde é um compromisso que devemos honrar por toda a vida. Desde o nascimento até o envelhecer, é preciso focar nos cuidados com a alimentação, exercícios e uma boa noite de sono para que possamos viver com longevidade e qualidade. Esses cuidados, na terceira idade, se intensificam, pois é nesta fase que nosso corpo fica mais exposto à perigos.

Assim, os cuidados com a saúde devem ser um dos primeiros pontos a ser considerado no custo-benefício de um residencial geriátrico. É comum que, em bons residenciais voltados para a terceira idade, haja uma equipe multidisciplinar de profissionais especializados na saúde do idoso. Há a atenção devida para as variadas necessidades, costumes e desejos do idoso em conjunto com um acompanhamento clínico e atenção constante.

Nas unidades do Altevita, por exemplo, há o acompanhamento 24h de médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos, dentistas e muito mais. Tudo isso para identificação precoce das alterações e intervenções imediatas, caso necessário.

Dentre os diferenciais das nossas unidades, o Espaço Convivência é especializado no apoio integral, humanizado e personalizado com o idoso, já que é a unidade que é voltada para idosos frágeis e com necessidades especiais.

 

 2. Conforto

Além da saúde, o conforto é outro tópico a ser considerado na busca e análise de custo-benefício de um residencial geriátrico. A terceira idade é a fase de colher bons frutos, então nada mais justo que o idoso usufruir de um espaço adaptado para seu conforto e segurança.

Residenciais geriátricos possuem uma infraestrutura planejada para atender todas as necessidades da pessoa idosa, prezando pelo conforto, segurança e bem-estar. Assim, evita-se alguns perigos que poderiam ocorrer em casa (como acidentes domésticos), caso o idoso não estivesse sob os cuidados necessários.

Logo, aspectos como a segurança, o bem-estar, os objetos e pisos adaptados, ambientes acolhedores e corrimões são algumas especificidades que você devem ficar de olho na visita ao residencial. Nas unidades do Altevita, por exemplo, oferecemos o melhor do conforto aliado à sofisticação para que o idoso não tenha problemas com adaptação, segurança e bem-estar. Ainda, possuímos uma estrutura diversificada, contendo ambientes como salas de cinema, sala para pilates e solário.

Dentre os diferenciais das nossas unidades, o Espaço Longevità é composto por uma estrutura moderna, requintada, variada e adaptada para a segurança dos idosos. Localizado no Sudoeste, é uma opção satisfatória para idosos com limitações que buscam conforto e bem-estar.

 

  3. Lazer

Atividades de lazer, sobretudo se for em convivência com outros idosos, devem ser incentivadas sempre. Essas práticas são fonte de suporte social e dão mais satisfação para a vida do idoso, promovendo maior qualidade de vida e longevidade. Além disso, contribuem para a prevenção da deterioração psíquica do idoso e o insere em ações educativas e culturais. Residenciais geriátricos costumam oferecer diversas atividades voltadas para o lúdico, físico, coordenação e emocional. Essas práticas estimulam as capacidades e habilidades individuais, além de trabalhar as limitações de cada idoso.

Nesse sentido, o Altevita incentiva atividades diferenciadas para reabilitação e lazer, como pintura, yoga e Tai Chi Chuan. Ainda, promovemos terapia, fisioterapia e terapia ocupacional em grupo e outras atividades envolvendo música, horta e artesanato, por exemplo.

Nossa mais recente unidade, o Altevita Lago tem seus diferenciais voltados para os serviços de hotelaria e lazer aliados a uma vista maravilhosa, orientada para as margens do Lago Paranoá.

 

   4. Altevita

Altevita é um grupo geriátrico com mais de 12 anos de história e comporta três unidades: o Espaço Convivência, na Asa Sul, o Espaço Longevità, no Sudoeste e o Altevita Lago, no Sudoeste. Os três Espaços oferecem diferentes atividades e práticas para auxiliar na manutenção da independência e funcionalidade do idoso.

Tanto o Espaço Convivência, o Espaço Longevità ou o Altevita Lago oferecem diversos programas. O valor da mensalidade depende do programa escolhido. No caso de moradia permanente, o valor é definido após a avaliação inicial do hóspede, quando será definido o seu programa de cuidados. Além disso, oferecemos apartamentos individuais ou duplos. Os serviços oferecidos são os mesmos, independente da categoria da acomodação.

Nesse sentido, ao observar a diversidade de atividades, equipe multidisciplinar e estruturas exclusivamente adaptadas para a segurança e conforto do idoso, é possível notar o ótimo custo-benefício que os residenciais do Altevita oferecem.

 


 

Lares seniores como esses para os idosos são fundamentais para exercitar o envelhecimento saudável e de qualidade, além de, como bem descrito no texto, ser um ótimo custo-benefício de residência. Sem dúvidas, morar nos residenciais geriátricos do Altevita é aproveitar o melhor da terceira idade.

Saiba mais sobre nossos serviços nos espaços do nosso site e acompanhe-nos também no InstagramYoutube e Facebook.

 

Related Posts

Leave a comment