Órgãos de proteção ao idoso

O Estatuto do Idoso foi criado em 2003 e é considerado um marco para garantir os direitos dos mais velhos. Mas será que ele é realmente conhecido?
Sabemos que textos jurídicos às vezes são difíceis de ser entendidos, mas é muito importantes pesquisarmos os nossos direitos e sabermos a quem podemos recorrer[...]

O Estatuto do Idoso foi criado em 2003 e é considerado um marco para garantir os direitos dos mais velhos. Mas será que ele é realmente conhecido?

Sabemos que textos jurídicos às vezes são difíceis de ser entendidos, mas é muito importantes pesquisarmos os nossos direitos e sabermos a quem podemos recorrer caso alguma coisa aconteça.

  • Delegacia de proteção ao idoso.

As Delegacias Especializadas de Proteção ao idoso oferecem atendimento às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos onde recebem orientação e encaminhamento.

Aqui em Brasília você pode encontrar nesse endereço: SPO – Brasilia, Federal District, 70297-400.

  • Central Judicial do Idoso

A Central Judicial do Idoso é um serviço interdisciplinar destinado à pessoa idosa do Distrito Federal que tenha seus direitos ameaçados ou violados e que necessite de orientação e atendimento na esfera da Justiça. Tem como principais objetivos: garantir a efetiva aplicação do Estatuto do Idoso, prover a comunidade do DF de informações, promover a articulação com instituições para atendimento das demandas existentes e assessorar autoridades competentes

Aqui em Brasília você pode encontrar nesse endereço: Praça Municipal – lote 01 – Fórum Desembargador Milton Sebastião Barbosa, Bloco B – 4º andar – entre as alas A e B. CEP: 70.094 900 – Brasília – DF.

  1. Núcleo de Defesa do Idoso

O Núcleo de Assistência Jurídica de Defesa do Idoso tem como missão prestar orientação e atendimento jurídico, social e psicológico às pessoas idosas vítimas de violência, em situação de vulnerabilidade e/ou que tenham seus direitos violados. A assistência abrange também suas famílias que recebem um atendimento especializado e prioritário. Para tanto, dispõe de equipe técnica composta por Defensor Público, assistentes sociais, psicólogos e estagiários das respectivas áreas.

Aqui em Brasília você pode encontrar nesse endereço: TJDT Fórum de Bloco A, Brasília – DF.

  1. Conselho dos Direitos do Idoso – CDI/DF  8h às 17h.

Espaço de atendimento e exercício da Cidadania à Pessoa Idosa e à Pessoa com Deficiência.

O Conselho tem a finalidade de formular, fiscalizar, coordenar, supervisionar e avaliar as ações voltadas para o idoso no Distrito Federal.

  1. Defensoria Publica do Distrito Federal

Aqui em Brasília você pode encontrar nesse endereço: EQS 112/212 Estação Cidadania, lojas 11 e 12 – CEP: 70.375-400

Não deixe de procurar e exigir os seus direitos! É importante para todos.

Leave a comment