fbpx

Quais os benefícios da convivência com outros idosos?

Atividades de convivência com outros idosos devem ser incentivadas sempre. Essas práticas são fonte de suporte social e dão mais satisfação para a vida do idoso, promovendo maior qualidade de vida e longevidade. Leia mais sobre esses benefícios:

Entre alguns dos fatores que envolvem o envelhecimento, sempre há a possibilidade de dificuldades para socialização, o que acaba representando um risco para a saúde mental do idoso. Por causa da falsa sensação de perda do papel social – seja por causa da aposentadoria, falecimento do cônjuge e até mesmo negligência e solidão – o idoso pode acabar se isolando (ou sendo isolado pela própria família).

 

Esse isolamento e a falta de socialização podem, até mesmo, levar o idoso à depressão – uma das doenças mentais que mais atingem os idosos. Há dados que mostram que, caso o idoso esteja sozinho ou vivendo em asilos e casas de repouso que não incentivam a convivência entre outros idosos, a prevalência dos sintomas depressivos pode chegar 30%.

 

Por esse motivo, atividades de convivência com outros idosos devem ser incentivadas sempre. Essas práticas são fonte de suporte social e dão mais satisfação para a vida do idoso, promovendo maior qualidade de vida e longevidade. Além disso, contribuem para a prevenção da deterioração psíquica do idoso e o insere em ações educativas e culturais.

De acordo com artigo publicado na Revista Cientifica de Enfermagem, os idosos que moram em centros de convivência apresentam melhor equilíbrio, mobilidade funcional e qualidade de vida em comparação com os que não residem nesses espaços. Ainda, é perceptível também a melhora na autoestima e bem-estar, além de ser possível notar o quanto esses fatores promovem o lazer, espiritualidade e manutenção da capacidade funcional do indivíduo.

 

Desse modo, a convivência com outros idosos é fundamental para a longevidade, saúde e felicidade da terceira idade. A convivência é uma forma eficaz de integração, inclusão social e de restabelecer a autonomia e independência do idoso, o que promove uma vida digna e saudável. Essas atividades influenciam nas mudanças positivas do cotidiano do idoso e comumente apresentam um alto nível de satisfação e melhora na saúde.

 

 

O Altevita é destaque em convivência entre idosos

 

O Espaço Convivência, uma das nossas unidades criadas em 2009, foi desenvolvida com o mesmo propósito do nome que carrega: ser um espaço voltado para promoção da convivência entre idosos. Além de prestar um serviço de assistência à saúde para idosos mais frágeis ou com necessidades especiais, também incentivamos diversas práticas de socialização e bem-estar.

 

Ainda neste propósito, criamos o Espaço Longevità e estamos prestes a inaugurar o Altevita Lago, que seguem o mesmo conceito de convivência, saúde, conforto e sofisticação. Nossas unidades premium acompanham o nosso propósito principal: honrar vidas a partir da promoção da longevidade e qualidade de vida.


 

Diante disso, as atividades de convivência auxiliam na mudança e melhora do estilo de vida dos idosos, sobretudo se for para um modelo mais saudável e longínquo.

 

Altevita trabalha para conquistar esses benefícios ao promover assistência à saúde, conforto, lazer diário e profissionalismo. Sem dúvidas, morar nos residenciais geriátricos do Altevita é aproveitar o melhor da terceira idade.

Saiba mais sobre nossos serviços nos espaços do nosso site e acompanhe-nos também no InstagramYoutube e Facebook.

 

 

Related Posts

Leave a comment