fbpx

4 atividades para estimular a memória 

Idosos ou adultos podem aderir diversas ações para treinar, estimular e exercitar a capacidade do cérebro de relembrar fatos e momentos 

Idosos ou adultos podem aderir diversas ações para treinar, estimular e exercitar a capacidade do cérebro de relembrar fatos e momentos 

A memória é uma das heranças mais importantes que cada pessoa tem. Ela é desfrutada ainda em vida e as gerações posteriores, dignas de tal herança, também a gastam enquanto o dono dela está vivo. É por esse motivo que ela deve ser cuidada, com a adoção de práticas que exercite o cérebro para torná-lo mais apto a relembrar fatos e momentos. 

 

Confira quatro atividades para ajudar a estimular a memória: 

 

1) O clássico Palavras Cruzadas

Sim! Tentar solucionar os enigmas apresentados em exemplares de Palavras Cruzadas promove uma espécie de ginástica cerebral. Quem quiser aderir ao hábito, pode comprar livros repletos de desafios em bancas de jornais ou livrarias. Já se preferir ter os enigmas a um clique, utilize o site Palavras Cruzadas.

 

2) Sudoku

Saímos do campo das palavras para adentrar o dos números. O Sudoku é um jogo de lógica parecido com um quebra cabeças. Nele, o jogador deve inserir, em um quadrado de 3×3 (ou mais, dependendo do exemplar), números de 1 a 9. Os números não devem se repetir na mesma linha na direção horizontal ou vertical. Pode parecer complicado, mas o jogo é envolvente e depois de aprender, é um exercício excelente para a memória. 

 

Os exemplares também estão disponíveis em bancas de jornais ou livrarias, ou nos sites Geniol ou o WebSudoku. Ah, lembre-se de começar pelo nível Fácil! 

 

3) Jogo dos 7 erros

Também conhecido como jogo das diferenças, o jogo está presente até hoje nos cadernos de diversão dos jornais e são ótimos passatempos e estimulantes da memória. É possível comprar livros somente de desenhos para encontrar as diferenças em livraris ou jogar on-line, como no 1001 jogos ou Brincar.

 

4) Dominó ou jogo de cartas

Uma ótima dica para reunir a família, neste tempo de quarentena, e ainda estimular a memória. Esses jogos estimulam o jogador a desenvolver estratégias e habilidades para garantir a vitória. Que tal uma partida com seu familiar?

 

Vale lembrar que atividades como dança, musicalização, entre outras, também são eficazes e só não entraram nas dicas por não serem recomendadas durante a pandemia. 

Leave a comment