A importância dos cuidados paliativos na vida dos idosos

Aliviar sintomas, prevenir novos problemas e promover oportunidades de viver novas experiências em uma fase difícil na vida de idosos com doenças crônicas são alguns dos objetivos deste tipo de cuidado oferecido pelo Grupo Altevita

A importância dos cuidados paliativos na vida dos idosos

Aliviar sintomas, prevenir novos problemas e promover oportunidades de viver novas experiências em uma fase difícil na vida de idosos com doenças crônicas são alguns dos objetivos deste tipo de cuidado oferecido pelo Grupo Altevita

A terceira idade é uma fase de muitas mudanças, internas e externas. Cotidianamente, fatores essenciais começam a se transformar, desde a velocidade em se locomover até a diminuição da tolerância de viver algumas situações que antes eram corriqueiras. Esse é um processo normal. 

Mas essa época da vida pode se tornar mais complicada quando doenças crônicas começam a fazer parte deste cenário. Idosos que desenvolvem doenças enfrentam, além de mudanças biológicas, a nova forma de enxergar a sua vida com o quadro. É comum que idosos tenham questionamentos sobre sua capacidade e valor, assim como o espaço que ocupam em seus círculos sociais. Se não trabalhados, esses fatores se tornam limitadores para a continuidade de uma vida feliz e satisfatória, além da doença. 

Todos os aspectos que aparecem com a terceira idade com a vivência de doenças crônicas são levados em consideração no tratamento de cuidados paliativos, uma assistência voltada para a melhoria da qualidade de vida de pessoas que enfrentam doenças com risco de morte.

O que são cuidados paliativos?

É uma rotina de cuidados, como um tratamento, oferecido por uma equipe interdisciplinar – médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas – com objetivo de:

  • aliviar todos os problemas existentes;
  • prevenir a ocorrência de novos problemas; e
  • promover oportunidades para experiências significativas e valiosas, crescimento pessoal e espiritual e autorrealização. 

Os cuidados paliativos são indicados para pacientes e familiares com doenças que ameaçam a continuidade de vida ou que não respondem mais a tratamentos. O serviço auxilia lidar com questões físicas, psicológicas, sociais e espirituais, e também sensações de medos, expectativas, necessidades e esperanças. Alcançar o potencial máximo da vida do paciente, mesmo diante dos problemas, é o principal objetivo deste tipo de cuidado. 

Serviços especializado em cuidados paliativos

Agora o Grupo Altevita oferece suporte especializado em cuidados paliativos, chamado Serviços de transição. Nos nossos espaços, o paciente desfrutará de ambientes desenhados para proporcionar uma atmosfera acolhedora. Junto ao médico escolhido pela família, a equipe irá traçar planos para melhoria da qualidade de vida do paciente. Ter acesso à cuidados paliativos é desfrutar do direito de se viver bem!

Leave a comment