fbpx

Os benefícios da arteterapia

Através das pinturas e desenhos, a arteterapia auxilia na saúde psicológica do paciente, sobretudo daqueles que possuem algum transtorno ou dificuldade de expressar sentimentos e pensamentos. Confira os 5 principais benefícios dessa prática:

Ao longo da vida, vivenciamos diferentes referências artísticas que comprovam que a arte, além de ser libertadora e revolucionária, é terapêutica e a arteterapia é exemplo disso. Através das pinturas e desenhos, a arteterapia auxilia na saúde psicológica do paciente, sobretudo daqueles que possuem algum transtorno ou dificuldade de expressar sentimentos e pensamentos.

 

Ainda, a arteterapia também se desenvolve através da coloração, esculturas e colagens. Por meio dela, podem ser encontrados indícios de uma melhora no bem-estar físico, mental e emocional. A melhor notícia é: essa terapia beneficia e pode ser praticada por pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos.

 

Diante disso, o Altevita separou outros 5 principais benefícios da arteterapia para que você possa começar a se dedicar a ela. Confira:

1. Melhora e desenvolve as capacidades motoras

Desenvolver o sistema motor do nosso corpo sempre é importante para garantir que não tenhamos dificuldades na execução de tarefas, principalmente durante a terceira idade, que é quando costumamos ficar mais frágeis. Ao segurar um lápis para desenhar, pintar ou movimentar as mãos de acordo com a forma da escultura, você exercita seu sistema motor.

Diante disso, a arteterapia é fundamental para estimular a melhora ou desenvolvimento das capacidades motoras.

 

2. Desenvolve a autoestima e confiança

A arteterapia incentiva a auto expressão e criatividade, o que promove a satisfação e confiança em transformar os sentimentos em um produto final de arte. Além disso, a autoestima se eleva quando o indivíduo percebe a essência criativa que ainda carrega e pela autonomia de desenvolver seus próprios projetos e produtos.

 

3. Motiva a expressão dos sentimentos

Como citado no tópico anterior, a arteterapia incentiva a auto expressão. Logo, a partir da criatividade, a arteterapia busca externalizar os sentimentos do paciente para desenvolvê-lo em algo físico e palpável. Essa técnica é essencial para aqueles que são mais resistentes em falar como se sentem, pois incentiva as mais diversas formas de expressão.

 

4. Diminui os níveis de estresse e ansiedade

Por ser uma terapia voltada para a expressão dos sentimentos e desenvolver a confiança, a arteterapia diminui consideravelmente os sintomas de estresse e ansiedade nos pacientes. Essa técnica também provoca reflexões de autoconhecimento e trabalha experiências traumáticas por meio da arte.

 

5. Melhora a concentração, atenção e memória

Por ser uma atividade que exige foco e dedicação, a arteterapia fortalece a concentração, memória e atenção. Isso ocasiona em ótimos desdobramentos na vida cotidiana, pois o sistema cognitivo é estimulado e assim você desenvolve suas atividades com maior desenvoltura.

_______________________________________________

Por fim, a arteterapia é uma das opções de terapia para quem quer se expressar através da arte. É uma alternativa para aqueles que querem se beneficiar de todas as vantagens que ela é capaz de trazer e ainda garantir saúde e bem-estar, por isso o Altevita incentiva semanalmente essa prática entre os idosos das nossas unidades.

 

E então? Vamos fazer arteterapia?

Leave a comment