fbpx

Controlando a pressão – combate à hipertensão

Dentre as medidas de tratamento e prevenção contra a hipertensão, mudanças no estilo de vida são fundamentais. Diante disso, confira a lista que o Altevita separou com dicas essenciais para controlar a pressão:

A hipertensão arterial, mais conhecida como “pressão alta”, é responsável por trazer alguns riscos para a saúde, como infarto, derrame cerebral e problemas nos rins. Essa doença, que não escolhe idade e nem classe social, caso não tratada, é capaz de dilatar o coração e prejudicar as artérias. Dentre as medidas de tratamento e prevenção, mudanças no estilo de vida são fundamentais.

 

Diante disso, o Altevita separou algumas dicas essenciais para o combate à hipertensão. Confira:

1. Atente-se às refeições

Uma boa qualidade de vida começa pela nossa alimentação. Sabemos que o sal é um ótimo tempero, mas o excesso deste mineral é um dos principais inimigos para quem tem hipertensão, pois prejudica o fluxo sanguíneo. Evite também alimentos processados, embutidos e gordurosos.

Aposte em carnes brancas, verduras e legumes. Oleaginosas e grãos também são ótimas pedidas.

2. Exercite-se

Ao menos 30 minutos de atividade física, de segunda a sexta, já contribui de forma significativa para o combate à hipertensão. Os movimentos corporais induzidos por exercícios físicos aumentam o ritmo cardíaco e, consequentemente, a circulação do sangue, além de contribuir ativamente para seu bem-estar.

3. Acalme a sua mente

Uma das principais medidas para combater a hipertensão é reduzindo o estresse. Nem sempre isso é uma tarefa fácil, mas além de exercitar o corpo, exercite a sua mente com exercícios de meditação, yoga ou alguma outra atividade relaxante. Terapias psicossociais também podem te ajudar neste momento.

4. Acompanhe os riscos de perto

Em alguns casos, a mudança do estilo de vida não é o suficiente. Então, lembre-se das visitas regulares aos consultórios médicos. Assim, o médico poderá avaliar seu caso e a possibilidade de algum medicamento que contribua para a sua saúde.


 

Garanta um estilo de vida saudável e junte-se à luta contra a hipertensão arterial!

Leave a comment