fbpx

Dica do Altevita: 5 artesanatos fáceis e rápidos para idosos no Natal

Que a tecnologia é uma grande aliada para a terceira idade você já sabe, mas você sabia que existem cada vez mais aplicativos e plataformas voltadas para o entretenimento de idosos? Sim! Muito além de Netflix ou Amazon Prime, há uma gama de iniciativas tecnológicas que podem ajudar o idoso a se entreter na quarentena. Separamos três dicas para você

Amado por todas as gerações, o artesanato é uma das técnicas mais difundidas pelo Brasil, desde a costura de redes nas praias do nordeste até o crochê de mantas para o frio do sul do país. A atividade é considerada um braço da arteterapa, técnica que usa os mais variados tipos de arte para promover bem-estar aos adeptos. 

Com a prática, os participantes conseguem expressar sentimentos e emoções, de forma a criar uma saúde mental e emocional sadia. Por isso, ela é tão importante para idosos. Aqui no Altevita é comum ver nossos moradores inovando na criatividade e criando vários mimos. Se você ou seu familiar querem adotar essa prática que acalma e aumenta a capacidade cognitiva e de coordenação, veja as cinco dias de artesanato que separamos: 

 

  1. Potinhos decorados

Quem nunca enjoou dos móveis e itens da casa? É comum querermos repaginar o visual de onde moramos, ainda mais na pandemia. Se este é seu caso, junte pedaços de tecido da sua preferência, corte na largura de um pote de vidro — aqueles que você utiliza para guardar temperos, café ou açúcar —, cole com cola quente e pronto! Uma série de potinhos novos para a sua casa!

  1. Álbum de fotos e cadernos de cara nova

Sabe o álbum que guarda a memória da sua família? Ou os seus cadernos que você enjoou da capa? Com tecido, cola quente e tesoura você pode soltar a criatividade e deixar com a sua cara. 

  1. Toalhas coloridas pela família

E se você quer juntar a família toda, passar tempo juntos e ainda criar uma obra de arte única, essa é a sua dica. Em qualquer armarinho, compre tecidos da cor branca: eles podem já vir com imagens em contorno preto ou você pode desenhar imagens com contorno preto nele. Depois, é só estender o material sob uma mesa e com canetas permanentes coloridas deixar a obra de arte acontecer! 

  1. Roupas e peças personalizadas

Ainda falando de pinturas, que tal separar qualquer peça em tecido e fazer um desenho que você goste? O molde pode ser encontrado na internet e você só precisa passá-lo para a superfície desejada, pano de prato ou bolsa de tecido, por exemplo. Com tinta para tecido, a obra está garantida! 

Foto: @_divanny

 

  1. Cortina personalizada

Que tal fazer uma decoração para a parede do seu quarto com a sua cara? Para isso, basta separar um ou dois rolos de nylon e cartolinas da cor desejada. Depois, basta desenhar a forma que deseja nas cartolinas, podem ser corações, círculos de diversos tamanhos, triângulos e até mesmo nuvens! Por último é só cortar, colar os itens no nylon e colar as faixas na parede!

Foto: @voudemandala

Leave a comment