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Dicas de alimentos leves e refrescantes

O verão chegou e o calor está de matar. Durante essa época do ano, nosso metabolismo fica prejudicado e moleza, fadiga e digestão lenta são os sintomas mais comuns[....]

O verão chegou e o calor está de matar. Durante essa época do ano, nosso metabolismo fica prejudicado e moleza, fadiga e digestão lenta são os sintomas mais comuns durante esse período. Por isso, nada melhor que apostar em alimentos que sejam leves, refrescantes e abusem dos ingredientes da estação.

Além da hidratação constante, é fundamental investir em alimentos que reponham os nutrientes perdidos por meio do suor e dar preferência a refeições de fácil digestão, que não exijam muito trabalho do organismo para serem absorvidas.

No café da manhã, na sobremesa ou em forma de lanche no meio da tarde, opte sempre por frutas frescas abundantes em água, mais leves, refrescantes, fáceis de digerir e repletas de vitaminas e nutrientes, como a melancia, melão, abacaxi, maçã, laranja, limão, goiaba, morango, manga e tangerina.

Invés do pão quentinho, você pode optar por um iogurte ou leite desnatado com fruta e cereal ou granola, são geladinhos e refrescantes, o que facilita o seu consumo.

As saladas são ótimos pedidos para as refeições principais: almoço e jantar. Prefira legumes e verduras coloridas, como alface, rúcula, rabanete, tomate, abobrinha, milho, cenoura, pepino, pimentão e beterraba.

Alimentos como peixes grelhados ou assados são ótimos acompanhamentos para as refeições, principalmente para as saladas de verão.

Frutos do mar, como camarão, marisco, lula, siri, lagosta e lagostim, são igualmente fartos em proteínas, vitaminas e minerais, e opções leves de alimentação. Apenas tome cuidado com a procedência desses produtos e a forma de preparo para não ter nenhuma surpresa desagradável.

Se você não for muito chegado em peixes e frutos do mar, fique tranquilo! Alguns tipos de carnes magras brancas, como frango, de preferência assado ou grelhado, e o peito de peru, também são boas pedidas.

E que tal uma sobremesa clássica com a cara do verão? Os picolés de frutas cumprem muito bem sua missão de espantar o calor, refrescar e hidratar, sem engordar. Opte pelos picolés de fruta, mais saudáveis e nutritivos, ao invés dos sorvetes de massa, por exemplo, com mais açúcar e gorduras

A água de coco também é um clássico nas praias e parques de todo o país. Rica em potássio e minerais e com baixo teor de calorias e gorduras, a água do coco verde é ideal para hidratar em dias quentes e repor os eletrólitos perdidos através da transpiração, sobretudo após a prática de exercícios físicos.

Todos esses ingredientes são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes. Além disso, também têm muita água em suas composições e pouquíssimas calorias. Pode comer à vontade no verão!

Outra dica importante: não se esqueça de consumir cerca de 2 litros de água por dia nesse verão, para manter o corpo hidratado e o bom funcionamento do organismo, evitando desconfortos e sintomas de indisposição!

Gostou de nossas dicas? Agora, não tem como errar. Mas é sempre bom lembrar o quanto é importante procurar seu nutricionista para que ele elaborar uma dieta saudável, para manter sua qualidade de vida sempre em alta, mesmo no calor.

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