Faleceu nessa segunda-feira (10) Renato Maia Guimarães, médico que teve papel fundamental no desenvolvimento e fortalecimento da geriatria no Brasil e em Brasília

Faleceu nessa segunda-feira (10) Renato Maia Guimarães, médico que teve papel fundamental no desenvolvimento e fortalecimento da geriatria no Brasil e em Brasília.

Faleceu nessa segunda-feira (10) Renato Maia Guimarães, médico que teve papel fundamental no desenvolvimento e fortalecimento da geriatria no Brasil e em Brasília. A brilhante carreira começou com a sua formação em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em ciências de saúde pela UnB e, depois, pós-graduação em medicina geriátrica pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra. 

 

Renato foi responsável por tornar a geriatria tão relevante no Brasil e no mundo: foi presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e também o primeiro brasileiro a se tornar presidente da International Association of Gerontology and Geriatrics. Criou o programa internacional de colaboração de centros geriátricos, hoje o Global Research Network on Gerontology and Geriatrics, com mais de 400 centros participantes. 

 

Em Brasília, fundou o Centro de Medicina do Idoso do Hospital Universitário de Brasília, centro referência para formar novos especialistas na área. Lugar esse que as médicas geriatras do Grupo Altevita estudaram e puderam aprender, diretamente com o Dr. Renato a serem profissionais de qualidade para a terceira idade. 

 

Ao se tornar presidente da Academia de Medicina de Brasília, Renato afirmou que  “viver não é apenas locomover-se e colocar medalhas no peito. A vida não é uma questão de biologia, mas sim de biografia”. Acreditamos que tudo o que ele nos deixou é um reflexo de como viver uma vida bem vivida, que não é pautada em conquistas, mas em ser. Nossas condolências para a família, e gratidão por vivermos no mesmo tempo que o Dr. Renato.

Leave a comment