Geriatra é só para idosos?

No dia 16 de maio é celebrado o dia do Geriatra, o “médico do idoso”. Mas será que esse médico é só dos idosos mesmo?

No dia 16 de maio é celebrado o dia do Geriatra, o “médico do idoso”. Mas será que esse médico é só dos idosos mesmo?

A população mundial está envelhecendo, só no Brasil existem certa de 30 milhões de idosos segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E com tanta gente assim na melhor idade precisamos de um cuidado bem especial: o Geriatra.

Primeiro, o que é um Geriatra?

Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, SBGG, o Geriatra é a especialidade médica que se integra na área da Gerontologia para atender aos objetivos da promoção de saúde, da prevenção e do tratamento das doenças, da reabilitação funcional e dos cuidados paliativos. Abrange desde a promoção de um envelhecer saudável até o tratamento e a reabilitação do idoso. 

O processo de envelhecimento impacta no comportamento orgânico, demandando abordagens diferenciadas, assim como crianças e jovens apresentam especificidades que são tratadas pelo pediatra. Para ser um Geriatra, o médico precisa se tornar especialista após ter feito residência médica credenciada pela a Comissão Nacional de Residência Média e/ou ter sido aprovado pela obtenção do Título de Especialista em Geriatria da SBGG/AMB.

O Geriatra atende apenas idosos?

Por incrível que pareça…não!  Pode-se (e sugerimos) que procure um geriatra desde jovem! Infelizmente a maioria das pessoas que procuram um Geriatra já são idosos e possuem doenças já avançadas. 

O envelhecimento começa a partir dos 30 anos quando o corpo atinge o seu ápice de rendimento. A partir dos 40 e 50 anos muitas doenças começam a despontar, e é preciso ter bastante atenção nessa fase da vida.

Como o Geriatra é o médico especialista nas doenças ligadas ao envelhecimento e sua prevenção, é uma sábia escolha começar a cuidar da saúde desde cedo, antes que vire uma doença séria, para assim envelhecer com saúde.

Related Posts

Leave a comment