habilidades que surgem com o envelhecimento

Cada um de nós está envelhecendo de forma diferente. Seguiremos direções distintas, que foram determinados não só pelos nossos genes, mas também pelos nossos hábitos e estilo de vida durante os anos que passaram[…]

Cada um de nós está envelhecendo de forma diferente. Seguiremos direções distintas, que foram determinados não só pelos nossos genes, mas também pelos nossos hábitos e estilo de vida durante os anos que passaram. Mas algumas pessoas pensam que a velhice será marcada apenas por perdas, o que não é a realidade de muitas pessoas.. 

 Tudo bem, sabemos que os nossos cabelos ficarão esbranquiçados, nossas habilidades motoras e talvez a nossa memória fiquem mais lentificadas. Mas também é possível ter ganhos, e tudo depende da forma com que vamos lidar com o nosso envelhecimento. dependendo da forma como envelheceremos, poderemos conseguir enxergar as oportunidades que esse período da nossa vida nos irá propor.

Depois de muitos anos vividos, teremos em nossa bagagem muitos momentos, situações e vivências, o que se traduzirá na  nossa experiência de vida. Levaremos conosco todas aquelas situações difíceis, todos os desafios que passamos, o que nos ajudará a resolver com maior sabedoria os novos problemas que surgirem. Teremos passado por muitos altos e baixos, teremos adquirido conhecimento e poderemos nos tornar importantes conselheiros para os jovens.

Por termos presenciado vários momentos e contextos diferentes, poderemos aprimorar nossa capacidade de prever situações futuras. Não vamos ser capazes de adivinhar o que vai acontecer amanhã, mas por termos vivenciado alguma situação semelhante, poderemos antecipar algum acontecimento baseado em nossa experiência, em nossa vivência.

Se frequentarmos algum grupo de pessoas, também será o momento de desenvolvermos as nossas habilidades sociais. Poderemos aprender a nos comunicarmos melhor, iniciarmos e mantermos uma conversa e de expressarmos de forma clara nossas opiniões e emoções. Aprenderemos a reconhecer também os sentimentos de amigos e familiares, a expressar apoio e assim fortalecermos a nossa capacidade da empatia.

Aqui no Grupo Altevita, possuímos relatos de familiares que afirmam que os idosos só passaram a se comunicar e a demonstrar afeto após a entrada na instituição. Além disso, providenciamos toda estrutura e materiais necessários para o desenvolvimento de outras habilidades, como a pintura, a leitura, jogos, a musicalização,  entre outras.

Precisamos refletir como vamos aproveitar o nosso tempo livre na terceira idade. Podemos ficar só em casa assistindo televisão, ou podemos abrir um novo horizonte no desenvolvimento de infinitas habilidades. Nunca é tarde para aprender! Nunca é tarde para viver!

Leave a comment