fbpx

O que acontece depois que se para de fumar?

Embora o processo de deixar a dependência na nicotina seja cheia de desafios, os benefícios superam o desconforto. Confira o que acontece com o corpo quando se para de fumar:

Por trazer tantos riscos à saúde, como câncer e enfisema pulmonar, a decisão de parar de fumar é digna de coragem e incentivo. Além disso, com força de vontade e persistência, colocar um fim no tabagismo traz muitos benefícios para o seu corpo. Tais vantagens podem surgir desde um curto prazo até prazos mais longos.

Confira:

Primeiro mês

Desde os primeiros 20 minutos, a pressão arterial e a frequência cardíaca já se estabilizam, além de ocorrer o aumento de temperatura das extremidades do corpo, como pés e mãos.

 

Ainda no primeiro dia, os níveis de monóxido de carbono são normalizados e o oxigênio aumenta. Com isso, o risco de um acidente cardíaco relacionado ao fumo reduz de forma significativa.

 

Nos primeiros dias, as terminações nervosas se recuperam e alguns sentidos, como o paladar e o olfato, apresentam uma melhora. Há um progresso nas funções da circulação sanguínea, o que contribui para o avanço do funcionamento do pulmão. Isso será significativo para caminhadas e resultará em menos tosses.

 

3 meses a 9 meses

Neste período, a resistência à insulina se normaliza. Tosses, rouquidão, fadiga e falta de ar, comum em fumantes, tendem a ficar menos frequentes. Os pulmões ficam mais limpos e trabalham para eliminar toxinas e infecções.

 

1 ano

O risco de sofrer um infarto ou um AVC por causa do fumo diminui pela metade do que costumava ser quando você iniciou o processo de parar de fumar.

 

5 anos

Os riscos de mortalidade por câncer de pulmão também diminuem pela metade. Outros tipos de câncer que também apresentam uma redução significativa de probabilidades, como o de útero, boca, faringe e esôfago.

 

De 10 a 15 anos

Os riscos de desenvolver um câncer de pulmão se tornam praticamente os mesmos de um não fumante.


Embora o processo de deixar a dependência na nicotina seja cheia de desafios, os benefícios superam o desconforto. Por isso, considere parar de fumar!

Leave a comment