fbpx

Por que você deve se preocupar com a estrutura física e clínica disponível para seu familiar idoso?

Com as rápidas mudanças ocorridas no corpo e na mente dos idosos, o ambiente em que a terceira idade está inserido é responsável por melhorar ou piorar o envelhecimento

Com as rápidas mudanças ocorridas no corpo e na mente dos idosos, o ambiente em que a terceira idade está inserido é responsável por melhorar ou piorar o envelhecimento

Sabe quando alguém começa a envelhecer e começa a ter dificuldades em se locomover, se exercitar e socializar? Pois bem, esses fatores são normais no envelhecimento e não precisam significar um impedimento para viver uma vida feliz e de bem-estar. É neste momento que familiares e idosos devem se atentar para a importância da estrutura física e clínica na vida de uma pessoa de terceira idade.

Afinal, se alguém não consegue se equilibrar ao ficar em pé, a solução não é manter essa pessoa sentada, mas sim procurar formas de ajudá-la a se equilibrar, promovendo assim a permanência da independência e do bem-estar desse alguém. Ajudar a lidar com as mudanças ocorridas no corpo e mente do idoso de forma a fomentar sua capacidade de viver bem é o objetivo das Instituições de Longa Permanência (ILP), como o Grupo Altevita. Nestes locais, há uma estrutura especializada em atender o idoso em todas suas necessidades. 

 

Um lugar pra chamar de seu

A altura e a textura da cama, o piso do banheiro e as texturas dos alimentos são itens simples de uma vida cotidiana mas que podem se apresentar como uma barreira para o idoso e se não forem adaptadas, podem se tornar um peso para a terceira idade, promovendo um descontentamento e uma piora na saúde mental do idoso. 

Assim, uma estrutura física é essencial para um bom envelhecimento. Pisos antiderrapantes, corrimões e ambientes climatizados são fatores que trazem segurança e tranquilidade para os idosos. No Espaço Longevità do Altevita, nosso prédio de 4 mil metros quadrados possui todos os ambientes são adaptados: a iluminação não é fraca e nem forte, mas ideal para não causar incômodo; os pisos são antiderrapantes; os corrimões são firmes e de altura ideal; as larguras dos corredores e das portas de acesso permitem o trânsito de cadeiras de rodas e macas. Há também rampas de acesso e elevador para cadeirantes. 

Nos cômodos pessoais, como os quartos, e nos ambientes comuns, os moradores podem desfrutar da segurança de estarem em espaços monitorados por câmeras. A cozinha é outro espaço feito sob medida: com equipamentos industriais e preparo técnico, as refeições são preparadas totalmente com apoio dos profissionais de nutrição. 

O Longevità ainda oferece diferentes espaços para promover a saúde, o lazer e o bem-estar, são eles: as salas de fisioterapia, de cinema, de jogos e de TV; capela, espaço de pilates, solário e espaço gourmet. 

Estrutura clínica ao dispor do idoso

A estrutura clínica também é um fator importante para a terceira idade. Afinal, com as mudanças rápidas no corpo e na mente do idoso, o suporte de profissionais em períodos periódicos ou até mesmo integrais é uma forma de prevenir doenças e manter a vida saudável. 

Nossa equipe é composta de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionistas, técnicos em nutrição, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, dentistas, educadores físicos e musicoterapeutas.

Nossos profissionais são qualificados e prezam por serviços humanizados, possibilitando uma relação de carinho e confiança. A missão da equipe multidisciplinar é, de forma conjunta, agir para promover um envelhecimento saudável.

Escolher uma instituição para confiar seu familiar é uma forma de promover uma melhoria na qualidade de vida do idoso, inserindo-o em um ambiente preparado para recebê-lo e ajudá-lo a continuar fazendo história. 

Leave a comment