Queda de idosos: adaptações necessárias na casa

Quando olhamos para a casa de um idoso muitas vezes não conseguimos ver inimigos ocultos dentro dela.

O envelhecimento da população traz com que ele uma série de consequências. Entre elas, as quedas, que afetam 30% desta população anualmente. O melhor remédio sempre é a prevenção.

A prevenção, antes de tudo, começa nos cuidados com o próprio idoso. É recomendado a realização de exames oftalmológicos e físicos anualmente, manter uma dieta com ingestão adequada de cálcio e vitamina D, tomar banhos de sol diariamente, participar de programas de atividade física para melhorar a agilidade, força, equilíbrio e coordenação motora.

A educação é outra arma fundamental contra a queda dos idosos. Temos que alertar SEMPRE a respeito dos riscos que eles têm de sofrer uma queda.

As causas das quedas podem ser intrínsecas ou extrínsecas, de modo geral, as causas intrínsecas fazem parte das modificações relacionadas ao envelhecimento, medicamentos que o idoso faz uso e fatores comportamentais. Podemos citar como um exemplo aqueles idosos que querem subir no banquinho para pegar algo ou arrumar um armário e podem se desequilibrar e levar a ocorrência de uma queda. Já as causas extrínsecas estão relacionadas a perigos ambientais como buracos na rua, pisos escorregadios, ambiente com baixa iluminação, escadas sem corrimão.

Quando olhamos para a casa de um idoso muitas vezes não conseguimos ver inimigos ocultos dentro dela, como objetos espalhados pelo chão da casa, tapetes que são mais escorregadios ou aqueles que sempre dobram a ponta quando passamos por ele. 

No banheiro é necessário alguns cuidados especiais por ser o cômodo mais propício a acontecer uma queda. Então vamos lá:

  1. Use tapetes emborrachados antiderrapantes;
  2. Mantenha uma boa iluminação
  3. Utilize cores diferentes na parede e no piso em relação ao assento sanitário e a pia do banheiro
  4. Instale barras de apoio laterais;
  5. Aumente a altura do assento sanitário para evitar que o idoso se desequilibre ao usar o banheiro.

Na cozinha é importante utilizar armários fixos e de fácil alcance.

Para escadas, é importante possuir corrimão nas laterais, estar livre de objetos como vasos, utilizar fitas antiderrapantes nos degraus e ter interruptores de luz na parte superior e inferior da escada

No restante da casa, é importante organizar os móveis de maneira que você tenha um caminho livre para passar, utilizar poltronas com braços e evitar sofás firmes e altos.

Leave a comment