Os sapatos que evitam quedas em idosos

O sapato também é um dos grandes fatores que levam o idoso a cair. Para a escolha do sapato é importante ficar atento a alguns pontos

Independente da idade, qualquer um corre o risco de cair, não é verdade? Mas para as pessoas idosas a queda é um problema bastante grave. Podendo levar a sérias lesões, que limitam funcionalmente e dependendo de cuidados de terceiros, até a morte.

Vários causas que podem ser relacionados a queda. Há fatores intrínsecos, que são da própria pessoa, como perda de massa muscular ou algum tipo de doença, e também os extrínsecos, que dependem do ambiente, como um tapete solto, um chão desnivelado ou escorregadio.

O sapato também é um dos grandes fatores que levam o idoso a cair. Para a escolha do sapato é importante ficar atento a alguns pontos:

Conforto: pode parecer óbvio, mas é importante sempre escolher o calçado que mais se adequa com o tamanho do pé e o peso da pessoa. 

Altura: os especialistas recomendam que os calçados não sejam mais altos que dois centímetros e que tenham um solado aderente ao chão.

Dê preferência para calçados que sejam fechados ou que fiquem bem presos ao pé.

Mas afinal qual o sapato ideal para ser utilizado por um idoso?

Os melhores modelos de sapatos para idosos são:

Ortopédicos: são modelos feitos especificamente para a maior segurança e conforto dos idosos.

pastedGraphic.png

Sandálias com fecho: apesar de serem abertas, os fechos que se adequam ao pé garantem a segurança do idoso. além disso, existem modelos de diversas cores e formatos que servem para todo o tipo de ocasião.

pastedGraphic_1.png

Tênis: os tênis também são um tipo de calçado que podem ser utilizados pelos idosos. devido ao seu material, garantem o conforto. a sola feita de borracha e que se adere ao solo diminui que os riscos de quedas e escorregões.

pastedGraphic_2.png

 

Com esses sapatos o idoso tem uma maior segurança para o seu dia-a-dia. E quais são os tipos de sapatos inadequados?

Sandálias sem fecho: As sandálias ou chinelos sem fecho, podem ficar saindo facilmente do pé. Aumentando assim o risco de queda.

pastedGraphic_3.png

 

 Sapato alto: A altura do sapato não pode passar dos 2 cm. Maior que isso FUJA! É um perigo para os idosos.

 pastedGraphic_4.png

Devemos ter atenção a sapatos ou sandálias que estão apresentando desgaste ou que tem o solado liso. Pode ser um sapato adequado, mas se não estiver desgastado não adianta nada.

A forma de calçar é  também é muito importante. Tem que ser sempre sentado e nunca andar somente de meias enquanto não finalizar a colocação.

Related Posts

Leave a comment