Técnico de enfermagem: um aliado para o bem-estar do idoso

Responsável por monitorar a saúde do idoso de perto, o serviço deste profissional vai além do cuidado técnico

Responsável por monitorar a saúde do idoso de perto, o serviço deste profissional vai além do cuidado técnico

 

Mal estar e dificuldades não precisam ser sinônimos de terceira idade. O envelhecimento, como já falamos aqui no blog, pode ser sim mais uma fase prazerosa da vida e, para isso, requer cuidados especiais, como o acompanhamento de um técnico de enfermagem. 

 

Este profissional tem como função monitorar a saúde do idoso de perto, verificando mudanças e alterações para tratá-las, e evitar o desenvolvimento de um problema grave. Geralmente, o técnico é o primeiro a perceber quando o idoso está com muito frio, ou muito calor, com fome, dores, desconforto e até indícios de depressão. 

 

Com olhar treinado, o técnico também poderá sugerir mudanças na rotina e na moradia do idoso para garantir melhor segurança e conforto. Junto ao idoso, ele irá garantir que as orientações dadas por outros profissionais de saúde sejam cumpridas, como dieta alimentar, higiene e exercícios físicos. 

 

O técnico ainda promove a autoestima, dar reforços positivos ao idoso, incentiva o autocuidado e favorece esclarecimento de dúvidas sobre o tratamento do paciente. É comum que técnicos desenvolvam uma relação de carinho com o paciente, o que traz mais segurança para o idoso. 

 

Com tudo isso, é errôneo afirmar que o enfermeiro deve ser contratado apenas em casos terminais, mas é essencial para um envelhecimento sadio. No Grupo Altevita, este profissional está presente em nossa equipe de saúde, atuando com excelência em todos os pontos apresentados aqui. Mais cuidado, mais saúde!

Leave a comment