Tempo seco na região Centro Oeste e hidratação dos idosos

Em março as chuvas começam a diminuir e Brasília se prepara para mais um período de seca, que se estende até setembro. Nesse período a população deve tomar cuidados com a saúde, priorizando a hidratação do corpo e a umidificação de ambientes, para evitar a desidratação[...]

Em março as chuvas começam a diminuir e Brasília se prepara para mais um período de seca, que se estende até setembro. Nesse período a população deve tomar cuidados com a saúde, priorizando a hidratação do corpo e a umidificação de ambientes, para evitar a desidratação e a incidência maior de doenças respiratórias.

A baixa umidade traz muitas complicações, por exemplo, as mucosas dos olhos, da boca e do nariz ficam ressecadas, favorecendo a atuação de agentes externos, como vírus e bactérias. As principais doenças que se manifestam nesse período são as infecções das vias aéreas, como rinites, sinusites, pneumonias e asma.

Os grupos de maior riscos na seca, são as crianças e idosos. Por isso, a hidratação deve ser reforçada nas crianças, com a ingestão de bastante líquido.

Cuidados especiais também devem ser reforçados nos idosos, pois são mais suscetíveis à doenças respiratórias. Além disso, eles têm mais facilidades em desidratar, por isso deve-se se atentar a ingestão de líquidos. Mais do que em outras épocas, ela se torna fundamental nessa época do ano, já que a falta de água pode agravar problemas cardíacos, podendo aumentar a pressão arterial e provocar com mais facilidade obstruções nas veias e artérias.

Mas como reduzir as consequências do clima seco? A receita é simples: invista na hidratação, consumindo muito líquido e lavando o nariz com soro fisiológico, além de hidratar a pele para evitar dermatites. O uso de umidificadores de ar são indicados por um curto período de tempo, para que não haja proliferação de mofo no ambiente.

Sabemos que com a baixa umidade, nossa disposição também diminui. Porém, não devemos deixar de lado as atividades físicas, só devemos adequar os horários. O período recomendado para a prática de atividades físicas é antes das 10h e após as 17h.

Natação, hidroginástica e os demais esportes na água são uma boa alternativa se o ar pesado estiver incomodando. Os exercícios aquáticos são os mais recomendados nesta situação, pois em um ambiente de piscina, a umidade do ar tende a ser maior do que em locais abertos, o que diminui essa constante agressão causada pela poluição ao sistema respiratório.

Outras orientações recomendadas são:

– Usar roupas leves.

– Mantenha uma alimentação saudável, longe de frituras, gordura industrializada e comidas pesadas. Invista em frutas e verduras.

– Use cremes para minimizar os efeitos do tempo seco na pele.

– Lave as narinas com soro fisiológico e/ou faça inalações com o mesmo produto;

– Use sombrinha ou guarda-chuva para andar nas ruas no período mais quente.

É importante lembrar, que caso esteja se sentindo mal, procure imediatamente um serviço médico. Não tome medicamentos por conta própria.

Nas unidades residenciais do Grupo Altevita ( Espaço Convivência e Espaço Longevita), fornecemos todos os cuidados necessários durante essa época do ano! Espaços arejados, profissionais qualificados e o conforto de um lar! Além de termos médicos sempre à disposição dando toda e qualquer assistência para qualquer desconforto que os idosos possam vir a ter. Venha nos fazer uma visita! Não irá se arrepender!

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