fbpx

Um dia em quarentena: veja dicas para montar sua rotina dentro de casa

A ideia de se isolar em casa pode trazer incômoda e até desespero, mas elencar uma rotina de novidades pode ser a saída para fazer esse tempo um momento prazeroso

Um dia em quarentena: veja dicas para montar sua rotina dentro de casa

A ideia de se isolar em casa pode trazer incômoda e até desespero, mas elencar uma rotina de novidades pode ser a saída para fazer esse tempo um momento prazeroso

 

O surto do novo coronavírus (Covid-19) levou à um esvaziamento das ruas, evitando contato social e se protegendo do contágio. A ação é incentivada por todos os órgãos máximos de saúde e serve para conter o alto nível de transmissão do vírus. Ficar de quarentena, para muitos, pode ser entediante; mas manter uma rotina equilibrada por ajudar a drilbar o tédio e trazer bem-estar para quem está recluso. 

 

Elencamos algumas ideias para viver um dia em quarentena, à espera de que mova a sua imaginação e ajude a pensar em mais formas de viver esse período. Confira: 

 

    • Hora de acordar: esse é um bom período para você descansar um pouco e não acordar na mesma hora que deveria para trabalhar. Então, permita-se ficar um pouco mais na cama, mas sem exageros. Muito tempo dormindo pode dar a sensação de tédio maior e dias não aproveitados.  

 

  • Escove o dentes, lave o rosto e troque de roupa: assim como um dia normal, faça a sua rotina de cuidado pessoal. Importante citar: NADA DE PIJAMAS! Fica o dia inteiro com essa roupa deliciosa pode nos impedir de fazer algumas coisas necessárias, como estudar, ler um livro e até se exercitar.  
  • Prepare um café da manhã e coma com calma: poucas são as pessoas que podem fazer a primeira refeição do dia em tranquilidade. Por isso, aproveite esse momento. Ovos mexidos, cuscuz, tapioca ou um pão com manteiga são boas opções. Aproveite e coma fazendo o que gosta, ouvindo música, vendo o jornal, etc. Se morar junto com a família, viva esse momento unidos. 
  • Escolha sua atividade principal para fazer durante a manhã: se estiver em home office, trabalhando em casa, use a manhã para começar as atividades e escolher as mais complicadas para essa primeira parte do dia. Se não estiver, escolha atividades que exijam esforço para fazer, como limpar a casa, organizar o guarda-roupa, estudar ou ler um livro complicado. Manter a ordem também pode ajudar você a sentir-se bem.  

 

    • Coloque a mesa e almoce bem: cozinhe ou ajude a pessoa que o faz. Ótimo tempo para fazer novas receitas que nunca tirou do papel. Depois da sensação de alegria por preparar tudo, desfrute colocando a mesa e almoçando com calma.  
    • Use a tarde para se distrair: leia aquele livro que nunca conseguiu, comece ou termine uma série, veja filmes que estão na sua lista ou faça palavras cruzadas. Aproveite o tempo livre! 
    • Exercite-se! Essa é uma boa forma de manter o bem-estar e ainda continuar bem fisicamente. Não pode ir na academia? Faça treinos em casa, a partir de aulas de profissionais no Youtube, ou continue exercícios que já são parte da rotina, como Yoga. Apenas 15 minutos já é suficiente para agitar seu corpo e trazer os benefícios! 

 

  • Noite em família: reúna todos da casa para uma noite de jogos e filmes. A internet tem vários jogos que podem ser reproduzidos, cheios de passo a passo. Você pode ver alguns neste link

 

 

Mais dicas para encaixar na sua rotina: 

 

Ouça podcasts: a mania da vez é uma ótima pedida para te entreter e trazer conhecimento, além de tirar você da solidão, já que ouvir este tipo de aúdio ter faz sentir-se no meio de uma conversa de amigos. Eles estão disponíveis em plataformas de streaming, como Spotify e Deezer. 

 

Faça chamadas de vídeos com amigos e familiares distantes: não precisa ter saudade. Uma chamada de vídeo vai te proporcionar ouvir a gargalhada gostosa do seu ente querido ou ouvir as piadas ruins de família. Agende horários e mate a saudade!

 

Responda conversas antigas no Whatsapp: todos temos pendências nesse aplicativo, o mesmo ocorre com e-mail. Que tal fazer uma varredura e deixar tudo ok?

 

Retome o planejamento dos objetivos que deixou para depois: o ano chegou com força e talvez você ainda não tenha tido tempo de planejar o que quer fazer ou como chegará no objetivo que listou. Essa é a hora para isso! 

 

Use sua criatividade para preencher esses dias difíceis, mas que podem ser muito prazerosos para você. 

Leave a comment