O que é uma ILPI? A história do Grupo Altevita

Vocês sabem o que significa a sigla “ILPI’s”? São as Instituições de Longa Permanência para Idosos. Existem termos bem conhecidos para definir o tipo de residência para uma pessoa idosa[...]

Vocês sabem o que significa a sigla “ILPI’s”? São as Instituições de Longa Permanência para Idosos. Existem termos bem conhecidos para definir o tipo de residência para uma pessoa idosa, dentre eles: Asilo, Casa de Repouso e Abrigo. Atualmente o termo mais utilizado é ILPI – Instituição de Longa Permanência do Idoso, utilizado não como simples sinônimo de Asilo, mas é termo que implica uma nova organização e gestão de moradia para idosos.

          A primeira instituição destinada aos idosos no Brasil foi construída em 1790, para acolher soldados portugueses que participaram da campanha de 1792 e que, naquela ocasião, encontravam-se “avançados em anos e cansados de trabalhos”, que pelos seus serviços prestados, “se faziam dignos de uma descansada velhice”. A chamada casa dos inválidos foi construída por decisão do 5º Vice-Rei, Conde de Resende que, contrariando todas as normas da época, criou esta instituição, inspirando-se na obra de Luís XIV (Hôtel des Invalides) destinado aos heróis.

         Como podemos ver a primeira instituição criada no Brasil era restrita a soldados militares e não à velhice em geral. Infelizmente, essas instituições foram esquecidas e somente depois de 47 anos foi criado o decreto de fundação do “Asilo dos Inválidos da Pátria”, que ficou por três décadas no papel, sendo construído e inaugurado em 1868, situado no Rio de Janeiro, na Ilha do Bom Jesus.

         Atualmente, existem muitas Instituições de Longa Permanência para Idosos no Brasil. Dois terços da ILPI estão concentrados na região Sudeste. Apenas em São Paulo estão 34,3% do total. No Distrito Federal ainda são poucas as ILPI´s existentes e muitas ainda estão em situação de irregularidade. O Grupo Altevita possui duas ILPI´s ( O Espaço Convivência de Idosos e o Espaço Longevità) e, por isso, vamos te contar um pouquinho da nossa história!

         Com o objetivo de honrar a vida em todas as etapas, o Grupo Altevita surgiu em 2009, ano que a médica geriatra, Mariana Ruback, e o administrador, Rodrigo Accioly, fundaram o Espaço Convivência de Idosos.

     Entender que cada residente é único e possui diferentes necessidades, inquietações e expectativas distintas; manter o compromisso com a qualidade assistencial, com o bem estar e com a saúde e exercitar a mente e a sociabilidade, são algumas das missões do nosso grupo. E acreditando nestes valores, foi inaugurado, em 2016, o Espaço Longevità, a segunda unidade do Grupo Altevita.

        As unidades, uma na Asa Sul e outra no Sudoeste, funcionam como centros geriátricos diferenciados que combinam os serviços de assistência à saúde, hotelaria e residência. Eles foram estruturados para atender às pessoas inteiramente saudáveis, que desejam maior convívio social através das atividades do centro dia e também das modalidades de moradia permanente ou temporária. Além disso, eles têm capacidade para atender aos idosos que se encontram em recuperação pós-hospitalização ou em estado de convalescença.

 

Os nossos centros geriátricos são a realização de um projeto no qual o idoso é valorizado e as relações familiares podem ser mantidas, independentemente do local de residência de cada um. O nosso maior desafio foi a quebra do paradigma de que institucionalizar significa abandonar o seu familiar. Com o reconhecimento do nosso serviço, o Espaço Convivência e o Espaço Longevita  se tornaram o novo lar do idoso, onde a família é sempre bem vinda e continua participando ativamente de sua vida”, relata Mariana Ruback, geriatra fundadora do centro.

E aí, ficou ansioso para nos conhecer? Venha nos fazer uma visita! Iremos te receber com muito carinho.

Leave a comment