Cuidados

Como deixar sua casa adaptada para a segurança do idoso?

Durante toda a vida as pessoas precisam se adaptar para que possam viver bem. Com a terceira idade não é diferente, afinal, nessa etapa da vida é comum surgirem diversas limitações.

Visão prejudicada, baixa mobilidade e desequilíbrio físico são apenas algumas das grandes dificuldades que os idosos precisam enfrentar. Por isso, pensar em locais adequados para sua segurança é fundamental para evitar riscos de acidentes e tornar seu cotidiano mais tranquilo e saudável.

Por onde começar?

Muitos acidentes domésticos poderiam ser evitados com pequenas mudanças. Assim, pensar em um ambiente mais confortável também significa investir em acessibilidade para quem vive dentro dele. Veja as principais indicações para aplicar as mudanças dentro de casa:


  • >Corrimão

Para ajudar com a mobilidade, corredores com corrimão são uma ótima alternativa. Afinal, garantem um apoio fixo por toda a casa, ajudando o idoso a caminhar com mais estabilidade, além de evitar quedas.


  • Iluminação

A iluminação interna também deve ser priorizada. Grandes janelas que valorizem a iluminação natural junto a lâmpadas mais luminosas e interruptores acessíveis facilitam muito a vida de quem está com a visão prejudicada.


  • >Piso

Apesar da preferência estética, pisos mais escorregadios devem ser evitados. Pisos antiderrapantes e tapetes de borracha, principalmente nos banheiros, são capazes de evitar acidentes graves.

Além disso, remover tapetes comuns de ambientes como salas e quartos também ajuda nesse sentido.


  • >Quinas arredondadas

Outra inimiga da segurança doméstica são as quinas de móveis. De preferência, escolha móveis com pontas arredondadas, mas se não for possível, opte por colocar proteção nas quinas para evitar acidentes.


  • >Portas e maçanetas

Portas mais largas e maçanetas mais práticas auxiliam bastante na mobilidade.

Caso o idoso precise de qualquer tipo de apoio para se locomover (como cadeiras de rodas ou andadores) portas estreitas podem se tornar um grande empecilho para a locomoção. Escolher portas largas é fundamental para que não surjam problemas com o deslocamento entre os ambientes.

Maçanetas duras e de difícil manuseio podem impedir que o idoso transite entre os cômodos da casa com facilidade, afinal, nessa idade a força corporal fica prejudicada. Por isso, maçanetas novas e no modelo alavanca se tornam mais práticas para o cotidiano.


  • >Rampas

Em casas com mais de um andar, o risco de acidentes pode ser ainda maior. As escadas costumam ser alvos de quedas, além de exigirem um certo esforço físico, que nem todos os idosos são capazes de realizar com facilidade.

A melhor alternativa para esse caso é investir em rampas com corrimão. Se não for possível, adicionar os corrimões nas escadas já diminui o esforço e aumenta a segurança para o idoso se locomover entre os andares.

Outras alternativas para prevenir acidentes em certos cômodos também podem ser levadas em consideração. Na sala, além de evitar tapetes, é recomendável utilizar móveis sem rodinhas e, de preferência, encostados na parede. Dessa forma, o móvel não desliza e se torna mais seguro para o idoso utilizar.

Ainda na sala, mas também em quartos e escritórios, é comum encontrar fios e cabos espalhados pelo chão devido aos aparelhos eletrônicos, como computadores e televisões. No entanto, esses fios podem provocar tropeços e quedas, por isso, opte por fixar os fios nas paredes, deixando sempre os pisos livres.

Caso o idoso dependa de cadeira de rodas para andar, é essencial que haja investimento em móveis de fácil acesso, como pias e armários mais baixos. Também vale lembrar que não se deve deixar objetos de uso frequentes em locais altos e inacessíveis, assim, o idoso não terá dificuldades para utilizá-los.

No banheiro, por exemplo, elevar o vaso sanitário também auxilia no conforto do idoso, uma vez que não será necessário flexionar muito as pernas, evitando, também, que force ou machuque os músculos das pernas.

Por fim, em qualquer ambiente da casa, evite tumultuar com móveis que atrapalham a locomoção, assim, fica mais fácil evitar batidas e acidentes, uma vez que os idosos têm a pele mais sensível e ossos mais frágeis.



O Grupo Altevita entende os riscos ao idoso dentro de casa, por isso, nossos espaços foram bem planejados e estruturados para o maior conforto e segurança dos pacientes.

O Altevita é destaque em assistência à saúde, conforto, lazer diário e profissionalismo. Sem dúvidas, morar nos residenciais geriátricos do Altevita é aproveitar o melhor da terceira idade.

Saiba mais sobre nossos serviços nos espaços do nosso site e acompanhe-nos também no Instagram, Youtube e Facebook.

Artigos relacionados


Como deixar sua casa adaptada para a segurança do idoso?
A importância da hidratação na terceira idade

Quer conhecer o Grupo Altevita de perto?

Passe uma tarde experimental conosco!


Espaço Convivência

CRS 503 Bloco A Loja 36
Asa Sul - Brasília/DF
(61) 3323-8707 ou (61) 3322 0211
Google Maps

Espaço Longevità

EQRSW 5/6 Lote 1
Setor Sudoeste - Brasília/DF
(61) 2099-6662 ou (61) 2099-6664
Google Maps

Altevita Lago

SHDB QL 32 CONJ 1
Centro de Convenções Israel Pinheiro
Lago Sul - Brasília/DF
(61) 99618-0496 ou (61) 3999-1243
Google Maps

Assistência Domiciliar
(61) 99618-0496
comercial@grupoaltevita.com.br
Entre em contato via WhatsApp

Longevitta Centro Geriátrico Ltda - CNPJ: 21.564.147/0001-84