Desidratação no idoso
A água é vital para o organismo humano. Ela é responsável pelo equilíbrio térmico do corpo, além de participar do transporte de nutrientes para as células através do sangue e promover a limpeza e a desintoxicação do organismo. Por isso, é preciso ficar atento à hidratação, principalmente durante os períodos mais secos do ano.
Tomar cuidados especiais com a hidratação da pessoa idosa é importante, já que elas são mais vulneráveis e desidratam com maior facilidade. A desidratação está relacionada não apenas à pouca ingestão de líquidos, mas também a fatores como a utilização de medicamentos que podem induzir o usuário a urinar mais vezes, liberando um volume ainda maior de líquido todos os dias.
Nos idosos, a desidratação pode gerar um maior risco de quedas, infecções no trato urinário, doenças dentais, pedras nos rins, câncer, constipação e perda da função cognitiva.
Muitas vezes, o diagnóstico de desidratação é tardio, dado que os seus sinais podem ser confundidos com os de outras doenças (uma vez que não são específicos). A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo.
Pode causar fraqueza, aumento da agitação psicomotora, confusão mental, dores de cabeça, aumento da frequência cardíaca, desorientação, pneumonia, infecções urinárias, perda de peso, fraqueza muscular, irritabilidade, entre outros.
Por isso veja algumas dicas para que os idosos evitem a desidratação:
• Ingestão de líquidos ao longo do dia, mesmo quando a necessidade não é explícita (devido à diminuição da sensação de sede com o envelhecimento)
• Evite copos grandes e cheios. Prefira copos pequenos e com pouca quantidade, várias vezes ao dia.
• Mantenha as bebidas que vocês mais gostam próximas, de preferência em copos inquebráveis fáceis de segurar e difíceis de virar.
• É importante também ingerir alimentos ricos em líquidos como frutas aquosas (melancia, melão e laranja), sopas, picolés ou gelatinas.
• Se você achar que uma pessoa idosa pode estar apresentando sinais de desidratação, procure um profissional de saúde.
Em caso de desidratação ou suspeita, procure atendimento médico imediatamente.