Planejar a Longevidade é preparar-se com qualidade de vida
Já estamos ciente que nem todo mundo gosta muito da ideia de vir a envelhecer. Mas ao contrário do que é pregado por aí, a velhice não é uma fase limitada. É um ciclo diferente e ao mesmo tempo muito especial, pois se configura como uma excelente oportunidade para viver intensamente, com o benefício de ter uma experiência a mais para lidar com situações diversas. Mas é importante lembrar que algumas decisões tomadas na juventude afetam diretamente a nossa velhice. É importante se planejar.
É bom reservarmos um tempo para planejarmos o que pretendemos na velhice, já que graças aos avanços, é bem possível que essa fase da sua vida dure bastante tempo. Seguir aquela velha música “Deixa a vida me levar” e esperar para ver no que vai dar, pode não ser uma postura esperta para quem deseja um futuro seguro e uma velhice tranquila. Sendo assim, duas coisas precisam ser preparadas desde já: saúde e finanças. Afinal, ninguém quer viver até os 120 anos vegetando numa cama e sem grana.
Cuidar da saúde, adotar hábitos de vida saudáveis e prevenir doenças são umas das formas mais importantes (se não disser a mais importante) de se planejar uma velhice satisfatória. Cuidar da saúde é um investimento vitalício e de longo prazo, e esta preocupação deve começar o mais cedo possível. Economizar também é importante. Ficar sonhando em morar em uma praia, ou viajar pelo mundo, pede organização. Ser rico não é necessariamente sinônimo de envelhecer bem (visto que dinheiro não financia saúde), mas precisamos dele para desfrutarmos de alguns prazeres da vida e financiar possíveis gastos com remédios, etc.
Mas talvez o fator mais importante para a nossa sanidade mental, seja o convívio social, manter uma vida social ativa e ter bons amigos ao longo da vida é fator protetor durante o processo de envelhecimento. Ter com quem dividir alegrias, tristezas, conquistas e perdas é muito importante, e parece ser cada vez mais difícil fazer amizades sinceras e conserva-las com o passar dos anos.
Não dá para deixar para amanhã. Quem quiser ter uma velhice saudável, independente e ativa precisa começar a fazer o planejamento agora. Ainda não começou e acha que não da mais tempo? Dá tempo, sim! Pense que, na terceira idade, a prioridade é você, então corre lá, prepara aquela lista de coisas que você ainda quer fazer nessa vida, e comece a se planejar desde agora.