Saude

Cérebro saudável: atitudes para manter a saúde cerebral

Quando se fala em estar em forma, vêm logo à mente exercícios para definir músculos, ter barriga sarada e pouca gordura. Mas e o cérebro?

Esse órgão tem papel central em nosso organismo e para garantir seu bom desempenho é preciso que ele também esteja em forma.

E o que devemos fazer para que nosso cérebro esteja em forma?

Pesquisas recentes indicam que o estilo de vida influencia a atividade cerebral. Com atitudes simples conseguimos minimizar o declínio cognitivo e o risco de perda de memória relacionada à idade.

Alimente seu cérebro:

  • Evite as gorduras saturadas e principalmente as trans. Gorduras saudáveis são encontradas no azeite de oliva e em peixes marinhos.
  • Aumente a ingestão de DHA, lipídio da série ômega-3, importante para proteger o cérebro contra o declínio cognitivo. O nutriente está presente em peixes como salmão, sardinha, cavala e truta.
  • Consuma diariamente frutas vermelhas e roxas, pois elas contêm polifenóis, poderosos antioxidantes e anti-inflamatórios que eliminam radicais livres, protegendo o cérebro.

Seja fisicamente ativo e saudável:

  • A prática de exercícios proporciona um corpo equilibrado com bom fluxo de sangue em todo o organismo e estimula o crescimento de novas células e conexões cerebrais.
  • Durma bem. Entre seis a oito horas diárias de sono são necessárias para que o nosso cérebro tenha o descanso necessário. Esse tempo é preciso para que os processos metabólicos, a renovação celular e a reposição de energia necessária ocorram da maneira adequada dentro do nosso organismo.

Permaneça mentalmente ativo:

  • Leitura, jogos como sudoku, palavras cruzadas, xadrez e estudo de novas línguas são maneiras fáceis de exercitar a mente e devem ser realizadas regularmente.
  • A meditação ajuda a reduzir o estresse, acalma e age na região do cérebro que controla a inflamação e a resposta imunológica do organismo.
  • Estabeleça metas de aprendizados diários, como uma nova palavra, um fato ou conteúdo diferente.

Mantenha-se engajado em seu ciclo social:

  • Cultivar as relações familiares e de amizade fortalece laços, gerando felicidade, fator que favorece a saúde cerebral.
  • Alguns estudos mostram que a atividade social regular promove o crescimento de novas células e a reparação do cérebro.
  • Pessoas com maior interação tendem a ter menos perda de memória do que as menos sociáveis. Clubes e atividades espirituais ajudam a criar novos círculos de amizades.

Uma série de atitudes que tomamos no dia a dia podem afetar o bom funcionamento cerebral e trazer consequências à saúde. Quando não há conhecimento disso, essas mesmas ações acabam se repetindo, sistematicamente, sem que possamos nos dar conta, o que agrava a situação.

Com essas informação e atitudes relativamente simples é possível reverter esse processo e mudar o nosso estilo de vida de maneira que traga não só benefícios às nossas capacidades cognitivas, mas também mais alegria e disposição no dia a dia.

Artigos relacionados


Osteoporose: saiba como prevenir e controlar o mal que atinge 10 milhões de brasileiros
Cérebro saudável: atitudes para manter a saúde cerebral

Quer conhecer o Grupo Altevita de perto?

Passe uma tarde experimental conosco!


Espaço Convivência

CRS 503 Bloco A Loja 36
Asa Sul - Brasília/DF
(61) 3323-8707 ou (61) 3322 0211
Google Maps

Espaço Longevità

EQRSW 5/6 Lote 1
Setor Sudoeste - Brasília/DF
(61) 2099-6662 ou (61) 2099-6664
Google Maps

Altevita Lago

SHDB QL 32 CONJ 1
Centro de Convenções Israel Pinheiro
Lago Sul - Brasília/DF
(61) 99618-0496 ou (61) 3999-1243
Google Maps

Assistência Domiciliar
(61) 99618-0496
comercial@grupoaltevita.com.br
Entre em contato via WhatsApp

Longevitta Centro Geriátrico Ltda - CNPJ: 21.564.147/0001-84