
Cinco sinais de demência para estar atento e diagnosticar precocemente a doença
Cinco sinais de demência para estar atento e diagnosticar precocemente a doença
O mal atinge cerca de 35 milhões de pessoas no mundo. O tratamento na fase inicial aumenta as chances de combater o quadro
Condição em que ocorre perda de função cerebral, a demência causa diminuição na qualidade de vida de quem a desenvolve, por meio de problemas cognitivo, perda de memória, e mudança de comportamento.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 35 milhões de pessoas tem algum tipo de demência no mundo. A boa notícia é, se diagnosticada precocemente, as chances de combater as consequências devastadoras da doença é maior. Por isso, conheça alguns sinais da demência e fique atento:
- “Você acabou de falar sobre isso”: sabe quando alguém repete a mesma informação várias vezes, sem parecer lembrar que acabou de falar sobre o assunto? Esse é um dos sintomas mais preocupantes. Além disso, gaguejar e pronunciar palavras erroneamente quando não é comum da pessoa são sinais de atenção.
- Tarefas complexas não mais: pode ser fazer um almoço completo ou cumprir um dia no escritório. Tarefas corriqueiras mas que exigem atenção começam a apresentar um nível maior de dificuldade para a pessoa que está desenvolvendo demência
- “Não sei como fui parar lá”: um dos fatores mais evidentes de que a demência está se instalando é quando a pessoa não reconhece o local em que está ou como chegou até lá.
- Personalidade diferente: mudar o jeito de ser como se tornar calma quando sempre foi ativa, ou se mostrar agressiva quando sempre foi pacificadora também pode ser uma postura de quem está sofrendo com a doença
- Comportamento inadequado: se a pessoa começa a apresentar formas de agir que não levam em consideração os valores sociais e, até mesmo, as condições de se viver em sociedade como não usar roupas ou querer circular somente com roupas íntimas também é um fato da demência. Além disso, paranoia e alucinações também são sintomas da doença.
Identificou mais de dois sintomas da lista? Procure um médico imediatamente. O tratamento poderá retardar o desenvolvimento da degeneração e garantir mais qualidade de vida para o paciente.
Fontes: BBC, Minha vida