Saúde

O autocuidado e seu poder de prevenção | Grupo Altevita

Campanhas de prevenção circulam nas nossas principais mídias durante todo o ano: contra o coronavírus, câncer de mama (outubro rosa), suicídio (setembro amarelo), riscos de infarto e vários outros problemas prejudiciais para nossa saúde e bem-estar. Todas essas formas de prevenção estão atreladas à uma mesma prática: o autocuidado.


O autocuidado tem relação direta com a prevenção de doenças, sejam elas físicas ou psíquicas, e envolvem um conjunto de práticas direcionadas para garantir o bom funcionamento do nosso corpo e mente. Embora o autocuidado seja um processo gradativo que precise ser motivado todos os dias, são mudanças no cotidiano que podem começar a ser feitas em qualquer idade.


Ainda, através do autocuidado, você garante não só a saúde no corpo e na mente, mas também uma boa relação com sua família, seus amigos, no seu trabalho e consigo mesmo. Autocuidado também é autoconhecimento e acompanhamento, por isso essa prática consegue prevenir e combater tantos fatores de risco para a nossa vida, sobretudo na fase da terceira idade.


No Altevita, procuramos sempre propor práticas de autocuidado aos nossos idosos, como: incentivar atividades físicas, oferecer uma dieta balanceada e rica em vitaminas, propor a importância do acompanhamento médico e atividades terapêuticas.


Confira abaixo três dicas práticas de autocuidado para começar a colocar em prática no seu cotidiano:


  1. Observe sinais e faça exames periódicos

Preste atenção nos sinais dados pelo seu corpo. Isso é essencial para procurar um profissional de saúde, caso notar alguma alteração repentina na aparência ou funcionamento do corpo. Ainda há casos que não são aparentes a olho nu, por isso também é importante realizar exames periódicos com especialistas. Consultar familiares para saber se há algum histórico de doenças presente nas gerações também é uma forma de buscar ajuda para se prevenir.


  1. Adote uma rotina saudável

Praticar exercícios físicos, se alimentar de forma saudável e não fumar são alguns dos principais hábitos saudáveis que devem estar inclusos na nossa rotina. Hábitos como esses oferecem efeitos positivos de médio a longo prazo, contribuindo para prevenir seu corpo de inúmeras doenças.


  1. Cuide de sua saúde mental

Além da saúde do nosso corpo, é preciso se atentar também à nossa saúde mental. Meditar, frequentar a terapia e praticar atividades de relaxamento e lazer são fundamentais para garantir a manutenção do nosso bem-estar psicológico. A partir dessas e de outras práticas, previne-se uma diversidade de doenças psíquicas, como a ansiedade e a depressão.


Pratique o autocuidado para garantir a sua longevidade, qualidade de vida, conforto e bem-estar!

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