
O que é a medicina integrativa e qual a sua importância?
A medicina integrativa é uma forma de tratamento que aborda integralmente as necessidades do paciente para o processo de cura. Isso significa que essa prática não envolve somente a medicina, mas outros cuidados diversos e necessários com a saúde física, mental e até espiritual dos pacientes.
Além disso, o processo medicinal deixa de ser uma imposição e passa a ser uma parceria entre o médico e o paciente, facilitando o processo de entender qual é o tratamento mais adequado para o paciente.
Porém, isso não significa que são utilizadas terapias alternativas mal fundamentadas no processo de cura do paciente, tampouco que o médico se colocará em uma posição passiva em relação ao paciente. Muito pelo contrário: a medicina integrativa faz o bom uso de abordagens terapêuticas adequadas e apropriadas para a manutenção da saúde, além de promover um diálogo mais próximo e aprofundado com quem está sendo tratado.
Além disso, diversos profissionais além do médicos devem ser adeptos a essa prática, como os nutricionistas, psicólogos, enfermeiros e fisioterapeutas, que também devem trabalhar em conjunto para otimizar os resultados dos tratamentos clínicos.
Essa combinação de atendimentos e serviços promove uma melhoria significativa na saúde mental e física do paciente, deixando-o mais relaxado e disposto para seguir a rotina.
Fazem parte do tratamento na medicina integrativa:
- Remédios;
- Cirurgias;
- Acompanhamento psicológico;
- Massagem;
- Meditação;
- Acupuntura;
- Yoga;
- Entre outros.
Benefícios:
- Proximidade na relação entre médico e paciente:
Com um tratamento mais aprofundado, inevitavelmente a relação entre o médico e o paciente fica mais forte, favorecendo a confiança e o bem-estar durante as consultas.
- Prevenção de doenças:
Por ser um tratamento que abrange todas as esferas da saúde do indivíduo, é mais fácil diagnosticar e prevenir doenças tanto físicas quanto mentais no paciente, uma vez que um fator implica no outro.
- Redução de gastos com a saúde:
Uma vez que o tratamento é integrado, aproximando o médico do paciente e prevenindo doenças, é mais provável que o paciente queira seguir as recomendações do médico, reduzindo os danos à saúde e, consequentemente, gastos com problemas evitáveis.
- Maior qualidade de vida:
Todos os tópicos abordados previamente apontam para o mesmo fim: uma vida mais saudável e, consequentemente, uma melhora significativa na qualidade de vida. Considerando o cuidado cauteloso com a saúde do paciente, é possível reduzir níveis de estresse do cotidiano, aplicar hábitos saudáveis e garantir uma vida repleta de alegria e satisfação.
O Altevita procura garantir a melhor alternativa para manter os idosos bem cuidados e satisfeitos com sua rotina. Por isso escolhemos a medicina integrativa, para que seja possível beneficiá-los efetivamente em diversos aspectos.
O Altevita é destaque em assistência à saúde, conforto, lazer diário e profissionalismo. Sem dúvidas, morar nos residenciais geriátricos do Altevita é aproveitar o melhor da terceira idade.
Saiba mais sobre nossos serviços nos espaços do nosso site e acompanhe-nos também no Instagram, Youtube e Facebook.