Saúde

O que é a medicina integrativa e qual a sua importância?

A medicina integrativa é uma forma de tratamento que aborda integralmente as necessidades do paciente para o processo de cura. Isso significa que essa prática não envolve somente a medicina, mas outros cuidados diversos e necessários com a saúde física, mental e até espiritual dos pacientes.


Além disso, o processo medicinal deixa de ser uma imposição e passa a ser uma parceria entre o médico e o paciente, facilitando o processo de entender qual é o tratamento mais adequado para o paciente.


Porém, isso não significa que são utilizadas terapias alternativas mal fundamentadas no processo de cura do paciente, tampouco que o médico se colocará em uma posição passiva em relação ao paciente. Muito pelo contrário: a medicina integrativa faz o bom uso de abordagens terapêuticas adequadas e apropriadas para a manutenção da saúde, além de promover um diálogo mais próximo e aprofundado com quem está sendo tratado.


Além disso, diversos profissionais além do médicos devem ser adeptos a essa prática, como os nutricionistas, psicólogos, enfermeiros e fisioterapeutas, que também devem trabalhar em conjunto para otimizar os resultados dos tratamentos clínicos.


Essa combinação de atendimentos e serviços promove uma melhoria significativa na saúde mental e física do paciente, deixando-o mais relaxado e disposto para seguir a rotina.

Fazem parte do tratamento na medicina integrativa:


  • Remédios;
  • Cirurgias;
  • Acompanhamento psicológico;
  • Massagem;
  • Meditação;
  • Acupuntura;
  • Yoga;
  • Entre outros.

Benefícios:


  • Proximidade na relação entre médico e paciente:

Com um tratamento mais aprofundado, inevitavelmente a relação entre o médico e o paciente fica mais forte, favorecendo a confiança e o bem-estar durante as consultas.


  • Prevenção de doenças:

Por ser um tratamento que abrange todas as esferas da saúde do indivíduo, é mais fácil diagnosticar e prevenir doenças tanto físicas quanto mentais no paciente, uma vez que um fator implica no outro.


  • Redução de gastos com a saúde:

Uma vez que o tratamento é integrado, aproximando o médico do paciente e prevenindo doenças, é mais provável que o paciente queira seguir as recomendações do médico, reduzindo os danos à saúde e, consequentemente, gastos com problemas evitáveis.


  • Maior qualidade de vida:

Todos os tópicos abordados previamente apontam para o mesmo fim: uma vida mais saudável e, consequentemente, uma melhora significativa na qualidade de vida. Considerando o cuidado cauteloso com a saúde do paciente, é possível reduzir níveis de estresse do cotidiano, aplicar hábitos saudáveis e garantir uma vida repleta de alegria e satisfação.



O Altevita procura garantir a melhor alternativa para manter os idosos bem cuidados e satisfeitos com sua rotina. Por isso escolhemos a medicina integrativa, para que seja possível beneficiá-los efetivamente em diversos aspectos.

O Altevita é destaque em assistência à saúde, conforto, lazer diário e profissionalismo. Sem dúvidas, morar nos residenciais geriátricos do Altevita é aproveitar o melhor da terceira idade.

Saiba mais sobre nossos serviços nos espaços do nosso site e acompanhe-nos também no Instagram, Youtube e Facebook.

Artigos relacionados


A qualidade de vida passa pela saúde da sua boca
o dia mundial do Alzheimer, se informar é a melhor prevenção

Quer conhecer o Grupo Altevita de perto?

Passe uma tarde experimental conosco!


Espaço Convivência

CRS 503 Bloco A Loja 36
Asa Sul - Brasília/DF
(61) 3323-8707 ou (61) 3322 0211
Google Maps

Espaço Longevità

EQRSW 5/6 Lote 1
Setor Sudoeste - Brasília/DF
(61) 2099-6662 ou (61) 2099-6664
Google Maps

Altevita Lago

SHDB QL 32 CONJ 1
Centro de Convenções Israel Pinheiro
Lago Sul - Brasília/DF
(61) 99618-0496 ou (61) 3999-1243
Google Maps

Assistência Domiciliar
(61) 99618-0496
comercial@grupoaltevita.com.br
Entre em contato via WhatsApp

Longevitta Centro Geriátrico Ltda - CNPJ: 21.564.147/0001-84