
Por que incentivar livros para a terceira idade?
O hábito da leitura é conhecido por ser um excelente fator para o estímulo cerebral, desenvolvimento do vocabulário e desempenho da comunicação durante todas as etapas da vida. Apesar disso, é pouco observado que com a terceira idade não é diferente. A leitura para os idosos auxilia tanto na saúde física quanto na mental, tornando seu incentivo indispensável para uma boa vivência.
Por se tratar de uma atividade que estimula a imaginação e o raciocínio, a leitura de um livro vai muito além de conhecer uma história: ocupa a mente, evita a perda de memória e trabalha a atenção, uma vez que o nascimento de novos neurônios também acontece na terceira idade. Por isso, a leitura é capaz de prevenir até mesmo a progressão de doenças neurológicas, como o Alzheimer, mesmo não tendo esse hábito desde mais novo.
A leitura também é benéfica para idosos com limitações físicas, pois o ato de ler é capaz de provocar sensações físicas através da imaginação. Assim, o leitor pode se imaginar vivendo cenários e atividades diversas, elevando a sensação de prazer e bem-estar, além de afastar problemas como ansiedade e depressão.
Entre outros benefícios da leitura na terceira idade estão:
- Redução do estresse;
- Melhora na qualidade do sono;
- Melhora na compreensão do mundo;
- Elevação da autoestima;
- Entretenimento.
COMO INCENTIVAR A LEITURA?
A leitura abre as portas para novos mundos, mas apesar disso, muitas pessoas possuem uma forte resistência contra o desenvolvimento dessa prática. Mesmo assim, não é impossível convencer alguém a começar a ler, nem mesmo os idosos que nunca gostaram de livros.
Em primeiro lugar, é preciso ter consciência de que não existe um padrão de leitura para idosos: cada um possui seus interesses próprios e é preciso explorá-los antes de escolher algum livro. Quanto mais atrativo o livro for, maior a chance do hábito de leitura se tornar eficiente.
Para descobrir de qual estilo o idoso gosta, é preciso perguntar ou observar seus comportamentos e interesses sobre outros assuntos (contos ou novelas, por exemplo).
Depois, estimular a interatividade entre a narrativa e os ciclos sociais é uma peça-chave para tornar o processo de leitura mais agradável. Para isso, podem ser feitas discussões sobre a história que está sendo lida ou, também, incentivar o ingresso em grupos de leitura, porque o processo se torna mais prazeroso quando é compartilhado com outras pessoas.
O Altevita prioriza atividades de lazer, como a leitura. Dessa forma, incentivamos esse hábito individualmente e em grupo para estimular a socialização e a atividade cerebral, diminuindo os níveis de estresse e ansiedade.
O Altevita é destaque em assistência à saúde, conforto, lazer diário e profissionalismo. Sem dúvidas, morar nos residenciais geriátricos do Altevita é aproveitar o melhor da terceira idade.
Saiba mais sobre nossos serviços nos espaços do nosso site e acompanhe-nos também no Instagram, Youtube e Facebook.