Técnico de enfermagem: um aliado para o bem-estar do idoso
Responsável por monitorar a saúde do idoso de perto, o serviço deste profissional vai além do cuidado técnico
Mal estar e dificuldades não precisam ser sinônimos de terceira idade. O envelhecimento, como já falamos aqui no blog, pode ser sim mais uma fase prazerosa da vida e, para isso, requer cuidados especiais, como o acompanhamento de um técnico de enfermagem.
Este profissional tem como função monitorar a saúde do idoso de perto, verificando mudanças e alterações para tratá-las, e evitar o desenvolvimento de um problema grave. Geralmente, o técnico é o primeiro a perceber quando o idoso está com muito frio, ou muito calor, com fome, dores, desconforto e até indícios de depressão.
Com olhar treinado, o técnico também poderá sugerir mudanças na rotina e na moradia do idoso para garantir melhor segurança e conforto. Junto ao idoso, ele irá garantir que as orientações dadas por outros profissionais de saúde sejam cumpridas, como dieta alimentar, higiene e exercícios físicos.
O técnico ainda promove a autoestima, dar reforços positivos ao idoso, incentiva o autocuidado e favorece esclarecimento de dúvidas sobre o tratamento do paciente. É comum que técnicos desenvolvam uma relação de carinho com o paciente, o que traz mais segurança para o idoso.
Com tudo isso, é errôneo afirmar que o enfermeiro deve ser contratado apenas em casos terminais, mas é essencial para um envelhecimento sadio. No Grupo Altevita, este profissional está presente em nossa equipe de saúde, atuando com excelência em todos os pontos apresentados aqui. Mais cuidado, mais saúde!