
Você sabe qual é a importância da fisioterapia geriátrica?
Ao longo do tempo, conforme envelhecemos, alguns movimentos e funções do nosso corpo vão sofrendo desgastes. Diante disso, a fisioterapia geriátrica vem como um tratamento e prevenção para o fortalecimento, equilíbrio e melhor condicionamento físico dos idosos.
A fisioterapia geriátrica promove um envelhecimento saudável e previne doenças, sobretudo as ósseas e musculares. Assim, é uma das melhores opções para elevar a qualidade de vida do idoso.
Entenda mais sobre a importância dessa prática para a vida de quem é da terceira idade: (o link da matéria está na BIO – só para o instagram)
- Prevenção de doenças
Doenças ósseas, musculares e articulatórias são algumas das principais ameaças para a terceira idade. A fisioterapia geriátrica tem como base exercícios de fortalecimento e resistência.
Assim, essa prática minimiza as ocorrências de doenças associadas ao envelhecimento, cumprindo bem o papel de prevenir possíveis desgastes nas funções motoras do idoso e garantir melhor qualidade de vida.
- Tratamento de doenças
Para os idosos já atingidos por desgastes corporais, a fisioterapia geriátrica funciona como tratamento e reabilitação para a retomada ou melhora da coordenação motora, fortalecimento dos músculos e outras funções do corpo.
Além disso, a fisioterapia geriátrica também atua na parte cognitiva do cérebro. Portanto, a prática também ajuda no fortalecimento da memória, raciocínio e percepção, sendo assim um bom tratamento para casos como o Alzheimer.
- Saúde mental
Ao fortalecer a coordenação motora e outras funções do corpo, o idoso desenvolve autonomia, autoestima e segurança para colocar em prática as diversas ações que executa no decorrer do dia, ao longo de sua rotina.
A realização de exercícios físicos tem impacto direto nos benefícios psicossociais e na autoconfiança da terceira idade.
____
Dessa forma, a importância da fisioterapia geriátrica é grandiosa quando comparada às vantagens adquiridas para o idoso. Cuidar da saúde física e mental é o primeiro passo para uma melhor qualidade de vida.